Lourenço Stelio Rega: Pretensos “teólogos” deslumbrados

Tem sido no mínimo divertido, para não falar desastroso, ouvir alguns pretensos teólogos que foram se aventurando em despejar espasmódicos chavões sobre a população igrejeira interessada em ouvir alguma novidade no campo espiritual, se valendo do poder do púlpito ou mesmo em congressos de Teologia espalhados pelo país. E que, agora, sem o devido fundamento de base no campo da Bíblia, Teologia, Filosofia e Sociologia que pudesse dar o necessário estaqueamento de sua estrutura teológica, acabam tomando contato com literatura corriqueira que utilizamos no campo da academia. Como resultado ficam deslumbrados imaginando que “descobriram a pólvora”, tentando defender ideias obsoletas e já superadas no campo da pesquisa. Os blogs, as listas de internet vivem diariamente espalhando essas “novidades” entulhando as nossas caixas de correio eletrônico. Há um tempo recebi um e-mail de um desses pretensos teólogos deslumbrados que agora pregando que a volta de Cristo não ocorrerá. E, que, em passado recente, já colocou dúvidas na presciência divina, pregando abertamente o teísmo aberto, mas não teve dúvidas em aprovar a união homo afetiva e até chamou a atenção daqueles que acreditaram nele no passado, como que a dizer que perderam tempo. Quem garante que não estaria errando de novo?

O dilema é que se esses pretensos teólogos continuam falando é porque tem gente que também, carecendo de fundamentos bíblicos e teológicos, deseja ouví-los. É como o mercado de drogas, tem o traficante porque também tem o consumidor. É o que chamo de “Síndrome de Atenas”, me referindo aos atenientes que sempre queriam ouvir as últimas novidades.

Aliás, você se lembra na época em que a ditadura no Brasil acabou e que na eleição seguinte era elegante, e até ganhava auditório e votos, o candidato dizer que tinha sido preso e torturado? Parece-me que hoje é elegante jogar no lixo o passado da construção teológica e dizer que todo mundo enganou e foi enganado ao longo da história e que a verdade é o que agora está sendo dita.

O mais curioso é que esses tais desconstruíram e destruíram o seu passado tentando reconstruir tudo em cima de outro fundamento, mas da mesma forma, sem fincar estacas profundas. Quem garante que amanhã eles não estarão destruindo esse mesmo presente? Penso que isso é no mínimo desonesto e lesivo aos ouvintes que, sem ter maiores condições de aprofundamento no campo do conhecimento, acabam acreditando piamente de que agora é que a verdade está sendo descoberta. Isso é sedução.

Teologia cristã se constrói a partir de uma compreensão da autoridade das Escrituras e de profundo estudo dos textos e contextos originais. Se constrói em cima do diálogo com a trajetória histórica das descobertas e discussões dos que também buscaram outros estudiosos. Se constrói também dentro da igreja e em diálogo com ela.

Se um antigo e falecido amigo meu tinha razão ao afirmar que a Teologia se escreve a lápis e a Palavra de Deus já está escrita com tinta indelével, fico mais tranquilo, pois a teologia destes pretensos pode ser deletada daqui há algum tempo. Mas tenho pena das vítimas ouvintes seduzidas.

Pr. Lourenço Stelio Rega
Teólogo, educador e escritor

http://www.adiberj.org/portal/2012/02/10/pretensos-%E2%80%9Cteologos%E2%80%9D-deslumbrados/

Comentários

Nenhum comentário foi enviado.

Enviar Comentário

Por favor, entre para enviar comentários.

Avaliações

Avaliações estão disponíveis somente para membros.

Por favor, entre ou registre-se para avaliar.

Nenhuma Avaliação enviada.
Tempo de renderização: 0.04 segundos
10,481,825 visitas únicas