Educação para o século XXI – Série na íntegra

 

SÉRIE NA ÍNTEGRA

05/11/2014

 

Série de documentários sobre escola pública ficará totalmente disponível na internet

Cineastas Luiz Bolognesi e Laís Bodanzky iniciaram liberação gratuita de episódios que fizeram sucesso no Fantástico e contaram com apoio do Instituto Ayrton Senna

Por Marília Rocha

Regiões de pobreza e com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) no Brasil são palco de iniciativas inspiradoras em escolas públicas que oferecem ensino de qualidade e foram registradas na série de documentários Educação.doc que, a partir de agora, começa a ser liberada gratuitamente. Os três primeiros episódios já estão no ar (veja abaixo o terceiro) e a cada semana uma nova divulgação será feita pelos cineastas Luiz Bolognesi e Laís Bodanzky.

No total, são cinco episódios que já conquistaram o público em exibições no Fantástico e na Globonews no primeiro semestre deste ano, além de terem inspirado a versão em livro, publicado pela Editora Moderna em setembro. O Instituto Ayrton Senna foi um dos patrocinadores da produção e também ofereceu apoio técnico no desenho da série.

As gravações ocorreram no segundo semestre de 2013, em um trajeto que soma 12 mil quilômetros percorridos pela dupla de cineastas, que se dividiu para visitar oito escolas no Piauí, Ceará, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. No total, foram 150 horas de depoimentos de alunos, pais, professores, diretores, especialistas em educação e formuladores de políticas públicas.

O principal objetivo da série é entender possíveis formas de fazer a diferença na educação pública não apenas em iniciativas isoladas, mas capazes de indicar caminhos para redes de ensino. Sem oferecer uma fórmula única para dar conta dessa tarefa, os depoimentos indicam a necessidade de repensar a educação para lidar com déficits históricos do ensino em novos formatos, já que, no atual sistema, metade dos cerca de 40 milhões de alunos que ingressam na Educação Básica na rede pública se perde pelo caminho e não conclui os estudos até o final do Ensino Médio.

Com a perspectiva da ampliação do papel da escola no século 21, o projeto buscou iniciativas que conseguem não apenas atingir alto desempenho no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), como também ser um lugar efetivamente transformador para a vida dos alunos.

Em todas elas estão unidas três forças: comunidade envolvida, gestores inspiradores, e professores motivados e eficientes, com apoio desses gestores para recorrer a diferentes estratégias de aprendizagem, em uma conjunção de situações que impulsionam não apenas o aprendizado, mas a cidadania.

Produzida pela Buriti Filmes e Instituto Buriti, a série EDUCAÇÃO.DOC tem patrocínio da CCR, Editora Moderna, Instituto Telefônica Vivo, Instituto Ayrton Senna e conta parcialmente com recursos públicos operados ou geridos pela ANCINE.

Veja os episódios anteriores na Videoteca

– See more at: http://educacaosec21.org.br/serie-na-integra/?utm_source=post_facebook_2611ias&utm_medium=facebook&utm_campaign=ias_educacao#sthash.pdZCqjmh.dpuf

http://educacaosec21.org.br/serie-na-integra/?utm_source=post_facebook_2611ias&utm_medium=facebook&utm_campaign=ias_educacao